[Resenha] As Crônicas de Nárnia | C. S. Lewis

Foto de Paixão por Letras |  Resenha de Kika Oliveira


Título: As Crônicas de Nárnia ( Edição Única)
Autora: C.S. Lewis  
Páginas: 752
Editora: Martins Fontes |  Nota: ★★★★★ (5/5) 

SINOPSE: Nos últimos 50 anos, 'As Crônicas de Nárnia' transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, um único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com um ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e diretas, 'As Crônicas de Nárnia' continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo 50 anos após terem sido publicadas pela primeira vez.


Um dos melhores que já li, superou minhas expectativas.


O livro é muito lindo, já de início por causa da capa com nosso querido e amado Aslan.

Aslan é um leão, o criador de Nárnia - Um país, mas como se fosse uma outra dimensão, onde embora existam muitas semelhanças com a terra possui características especiais. Ele é sempre lembrado como um leão não domesticado pois só aparece, fala ou age quando julga necessário e não se curva a vontade de ninguém, de onde provém a sabedoria, a força, a proteção, o socorro nas horas mais difíceis, à quem temem a ira pois, assim como é bondoso e protetor, também é justo e disciplinador.

Nem tudo está perdido como parece. Sabe, coisas extraordinárias só acontecem a pessoas extraordinárias, vai ver é um sinal que você tem um destino extraordinário, algum destino maior do que você pode ter imaginado.

Em todos os livros ele vem quando menos esperamos, e convoca os personagens a batalhar sempre que Nárnia está em perigo ou precisando de alguma intervenção, ele reveste seus seguidores não só com armaduras, mas também com coragem, ânimo e força. Algo que mais me encanta - e que por um tempo questionava o motivo, é que Aslan sempre convoca crianças para essas batalhas e mesmo sendo muito jovens e naturalmente temendo o perigo, nunca se negam a atender seu chamado. Essas crianças partem do nosso mundo para auxiliar os Narnianos - que são animais e outros seres da natureza, no momento em que eles mais precisam. Após o segundo livro Nárnia passa a ser povoado não só por esses seres especiais, mas por humanos também, que vem de uma terra distante aumentando a diversidade de personagens.

Sabemos o que acontece quando uma pessoa tem esperança de obter uma coisa desesperadamente desejada; parece bom demais para ser verdade.

Durante toda a leitura me vi fascinada e envolvida com as aventuras das crianças e o nível de responsabilidade que recebiam, a capacidade de sair vencedoras, mesmo as vezes enfrentando a falta de fé de uns ou a fraqueza física e psicológica de outras. Acredito que a escolha de crianças pra enfrentar essas aventuras seja pela facilidade que elas possuem de se adaptarem as situações mais rápido, por serem capazes de crer e questionarem menos a lógica das coisas. Em muitas das aventuras ele precisaram crer para ver, ser cético era muito mais perigoso e prejudicial do que se podia imaginar e sempre lhes causava arrependimentos. Outro motivo de fascinação, era sempre que Aslan surgia, (sim, surgia, ele sempre aparecia do nada vindo ao encontro das crianças) ele trazia consigo alguma lição, uma palavra de ânimo e coragem e quando necessário, também correção. A mesma euforia que era descrita ao vê-lo chegar eu sentia também e logo um sorriso abria em meus lábios.

Minha dica para quem tem medo de livros grandes, mas se interessou pela história é ler essa versão única e se assim como eu, ficar apaixonado, ler cada crônica individualmente depois.

Em seu mundo eu tenho outro nome. Devem aprender a me reconhecer nele. Foi pra isso que foram trazidos para Nárnia. Tendo me conhecido um pouco aqui, podem me reconhecer melhor lá.


A leitura é rica em ensinamentos para a vida, a sabedoria de Aslan, a pureza e desprendimento das crianças, a lealdade dos Narnianos, os erros de julgamento e suas consequências, não tem como não tirar boas lições dessa história. Me emocionei muito com o final do último livro, desde a primeira história senti como se estivesse vivendo aquelas aventuras, mas o final mexeu demais comigo, eu recomendo definitivamente essa leitura. 



1 Comentários

  1. Já assisti ao filme e fiquei encantada por nárnia, imagino que durante a leitura deve ser ainda mais gratificante poder acompanhar todas essas aventuras, e mais ainda os ensinamentos que a estória de um modo geral nos passa. Confesso que não tenho muito interesse em ler o livro, mesmo que seja único, pois tenho receio de ficar comparando ao filme já assistido e não aproveitar a trama narrada na obra, enfim, medo de não me envolver a leitura.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir